• 4 de março de 2024

No dia 20 de janeiro no Hospital do Coração em Natal, Rio Grande do Norte, foi realizado o primeiro implante de tronco cerebral do Nordeste. Até então este complexo procedimento só havia sido realizado no Hospital das Clinicas em São Paulo.

A paciente de 19 anos portadora de neurofibromatose tipo II apresentava tumores nos dois ouvidos e havia perdido totalmente a audição.

A cirurgia foi para a retirada do tumor e a implantação de um aparelho no troco cerebral que estimula as vias auditivas proporcionando novamente estímulos auditivos para a paciente.

A cirurgia foi realizada pela equipe do Dr. Rodolpho Penna Lima com a presença do Prof. Ricardo F Bento de São Paulo, que foi o pioneiro da cirurgia no Brasil e que operou um dos maiores numeros de casos no mundo. Esteve também presente a Fga. Valéria Goffi que realizou os testes intraoperatórios com a equipe de Fonoaudiologia de Natal chefiada pela Fga. Danielle Penna Lima.

Postagem relacionada

FAPESP aprova auxílio financeiro para pesquisa experimental: células-tronco no tratamento da surdez

O Departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo sob coordenação do seu Professor Titular, Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, tem investido, desde 2006, com recursos próprios e de auxílios concedidos por agências de fomento à pesquisa, na expansão das atividades do Laboratório de Investigação Médica do Hospital das Clínicas da […]

Pesquisadores da USP e Fundação Otorrinolaringologia em visita ao Hospital de Olhos e Ouvidos de Melbourne – Austrália.

Na semana de 22 a 25 de fevereiro, Prof. Ricardo Bento e as Dras Mariana Hausen Pinna e Graziela Martins estiveram em visita ao Eye and Ear Infirmary of Melbourne onde foram realizados os primeiros implantes cocleares multicanais. Este hospital, junto ao Bionic Ear Institute, foi onde Greeme Clark e sua equipe modificaram a história […]