• 4 de março de 2024

No dia 20 de janeiro no Hospital do Coração em Natal, Rio Grande do Norte, foi realizado o primeiro implante de tronco cerebral do Nordeste. Até então este complexo procedimento só havia sido realizado no Hospital das Clinicas em São Paulo.

A paciente de 19 anos portadora de neurofibromatose tipo II apresentava tumores nos dois ouvidos e havia perdido totalmente a audição.

A cirurgia foi para a retirada do tumor e a implantação de um aparelho no troco cerebral que estimula as vias auditivas proporcionando novamente estímulos auditivos para a paciente.

A cirurgia foi realizada pela equipe do Dr. Rodolpho Penna Lima com a presença do Prof. Ricardo F Bento de São Paulo, que foi o pioneiro da cirurgia no Brasil e que operou um dos maiores numeros de casos no mundo. Esteve também presente a Fga. Valéria Goffi que realizou os testes intraoperatórios com a equipe de Fonoaudiologia de Natal chefiada pela Fga. Danielle Penna Lima.

Postagem relacionada

Prof. Ricardo Bento fala ao Mais Voce sobre o perigo da utilização de fones de Ouvido

Prof. Ricardo Bento fala ao Mais Voce sobre o perigo da utilização de fones de Ouvido Veja a matéria na integra no site do Mais Você

Médicos e Professores da FMUSP e do Hospital Universitário lançam Manual Prático de Otorrinolaringologia

O livro Manual Prático de Otorrinolaringologia escrito por assistentes e docentes da USP (Hospital das Clínicas-HC e Hospital Universitário-HU) será lançado às 10 horas do dia 25/8/2010 no Hospital Universitário da USP, sito na Av. Prof. Lineu Prestes, 2565 e também no dia 10/09/2010 às 12:00 no Congresso da Fundação Otorrinolaringologia – FORL, no Centro […]