• 4 de março de 2024

No dia 20 de janeiro no Hospital do Coração em Natal, Rio Grande do Norte, foi realizado o primeiro implante de tronco cerebral do Nordeste. Até então este complexo procedimento só havia sido realizado no Hospital das Clinicas em São Paulo.

A paciente de 19 anos portadora de neurofibromatose tipo II apresentava tumores nos dois ouvidos e havia perdido totalmente a audição.

A cirurgia foi para a retirada do tumor e a implantação de um aparelho no troco cerebral que estimula as vias auditivas proporcionando novamente estímulos auditivos para a paciente.

A cirurgia foi realizada pela equipe do Dr. Rodolpho Penna Lima com a presença do Prof. Ricardo F Bento de São Paulo, que foi o pioneiro da cirurgia no Brasil e que operou um dos maiores numeros de casos no mundo. Esteve também presente a Fga. Valéria Goffi que realizou os testes intraoperatórios com a equipe de Fonoaudiologia de Natal chefiada pela Fga. Danielle Penna Lima.

Postagem relacionada

Faculdade de Medicina da USP tem presença importante no Congresso Europeu de Otorrinolaringologia realizado em Barcelona no início de julho.

Os professores Ricardo Bento e Richard Voegels convidados para palestras, sobre colesteatoma, paralisia facial, proteses auditivas implantáveis, e complicações de rinosinusites. A Dra. Anna Carolina Fonseca do grupo de otologia apresentou 3 trabalhos, sobre agenesia de nervo facial, meningite e implante coclear , otosclerose e implante coclear. O prestígio do Serviço de ORL da FMUSP […]

LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO MÉDICA É MAIS UMA CONQUISTA DA ORL HC-FMUSP

Já está em pleno funcionamento o L.I.M. 32 – Laboratório de Investigação Médica -, uma conquista do Departamento de Otorrinolaringologia do HC-FMUSP, sob a direção do Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento e coordenação da Dra. Jeanne Oiticica. “A semente começou em 2006, com um grande projeto – na época, temático – e dentro dele, a […]