• 31 de janeiro de 2024

O ORELHÃO realizado desde 1986 foi o primeiro curso a ser realizado com transmissão de cirurgias otológicas ao vivo com vários cirurgiões comentando e respondendo às perguntas dos assistentes.

O curso elaborado pelo Prof. Ricardo Bento já contou com a participação de convidados de vários países que realizaram cirurgias durante o evento. Entre eles os Professores Michel Paparella, Antonio de la Cruz, Jean Pierre Bebear, Ugo Fish, Michael Jaersdorff e Jacob Sadé. Entre os brasileiros que já participaram tivemos o Prof. Otacílio Lopes, Sady Costa, Marcelo Hueb, Marcelo Tepedino, Shiro Tomita, João Maniglia, Rogério Hammersmith.

Na USP muitos participam ou participaram além do Prof. Ricardo Bento que já participou e coordena desde a primeira edição. Entre eles, o Prof. Aroldo Miniti que teve participação fundamental, Rubens Brito, José Celso Rodrigues de Souza, Roberto Bonanomi, Robinson Koji Tsuji, e mais recentemente Mariana Hausen Pinna.

Este curso anual é único, fundamental e quase que necessário para aqueles que fazem cirurgia otológica no Brasil.

Postagem relacionada

Aparelho auditivo genérico desenvolvido por pesquisadores da ORL do HCFMUSP ganha destaque no Jornal Nacional

Equipe da Otorrinolaringologia do HCFMUSP, chefiada pelo Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, apresentou ao Jornal Nacional, o aparelho genérico desenvolvido na universidade que será produzido em larga escala, a partir do próximo ano. Manaus, o aparelho auditivo genérico retroauricular, que está sendo desenvolvido pela equipe de pesquisadores do HCFMUSP e Escola Politécnica, com a coordenação […]

FMUSP na Academia Americana de Otorrinolaringologia e COOPERAÇÃO USP – VANDERBILT

Realizada em São Francisco de 11 a 14 de setembro o meeting da Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Grande presença de brasileiros e principalmente de médicos e docentes do HC FMUSP. Profs. Ricardo Bento, Richard Voegels, Luiz Ubirajara Sennes, Renata Di Francesco e os Drs. João Ferreira de Mello Jr, […]