• 31 de janeiro de 2024

Uma nova tecnologia norte-americana em aparelho de surdez vem sendo testada com sucesso pelo Hospital das Clínicas (HC). Trata-se de um equipamento que permite melhor qualidade de som e, até o momento, é o que há de mais moderno na questão estética, por ser totalmente invisível. A técnica já foi testada em dez pacientes no HC e em cerca de 300 no mundo.

Podem usar o aparelho apenas pessoas que sofrem de perdas auditivas moderadas a graves, e que não tenham infecções crônicas no ouvido.

Segundo o otorrinolaringologista Ricardo Ferreira Bento, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a principal diferença da nova técnica em relação aos aparelhos tradicionais é a qualidade do som. O novo equipamento permite melhor distinção de ruídos que ocorrem ao mesmo tempo e minimizam os barulhos de fundo, uma das principais reclamações de quem usa aparelhos de surdez.

Outro beneficio é que ele pode ser usado 24 horas e em qualquer situação — durante o sono, no banho e até na natação. “A receptividade foi excelente, especialmente no que diz respeito à possibilidade de uso em qualquer atividade’: diz Bento.
Corte atrás da orelha

A implantação do aparelho é feita por uma cirurgia, onde ele é colocado através de um corte atrás da orelha e fica imperceptível. Como explica o médico, após sete anos, em média, é preciso trocar a bateria do aparelho. Para isso, é necessária outra operação, mais simples e rápida, com anestesia local.

Já a bateria dos aparelhos eletrônicos atuais dura, no máximo, 15 dias. O novo aparelho passou por avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a pesquisa. Por enquanto, o aparelho é vendido apenas na Europa, por 18 mil dólares (R$ 33 mil).

http://e-clipping.imprensaoficial.com.br/eclipping-estrutura/clipping_saude/2010/Fevereiro/11/pdf/pg_0016.pdf

Postagem relacionada

Realizado o primeiro implante de tronco cerebral em Natal

No dia 20 de janeiro no Hospital do Coração em Natal, Rio Grande do Norte, foi realizado o primeiro implante de tronco cerebral do Nordeste. Até então este complexo procedimento só havia sido realizado no Hospital das Clinicas em São Paulo. A paciente de 19 anos portadora de neurofibromatose tipo II apresentava tumores nos dois […]

Aparelho auditivo genérico desenvolvido por pesquisadores da ORL do HCFMUSP ganha destaque no Jornal Nacional

Equipe da Otorrinolaringologia do HCFMUSP, chefiada pelo Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, apresentou ao Jornal Nacional, o aparelho genérico desenvolvido na universidade que será produzido em larga escala, a partir do próximo ano. Manaus, o aparelho auditivo genérico retroauricular, que está sendo desenvolvido pela equipe de pesquisadores do HCFMUSP e Escola Politécnica, com a coordenação […]