• 4 de março de 2024

No dia 20 de janeiro no Hospital do Coração em Natal, Rio Grande do Norte, foi realizado o primeiro implante de tronco cerebral do Nordeste. Até então este complexo procedimento só havia sido realizado no Hospital das Clinicas em São Paulo.

A paciente de 19 anos portadora de neurofibromatose tipo II apresentava tumores nos dois ouvidos e havia perdido totalmente a audição.

A cirurgia foi para a retirada do tumor e a implantação de um aparelho no troco cerebral que estimula as vias auditivas proporcionando novamente estímulos auditivos para a paciente.

A cirurgia foi realizada pela equipe do Dr. Rodolpho Penna Lima com a presença do Prof. Ricardo F Bento de São Paulo, que foi o pioneiro da cirurgia no Brasil e que operou um dos maiores numeros de casos no mundo. Esteve também presente a Fga. Valéria Goffi que realizou os testes intraoperatórios com a equipe de Fonoaudiologia de Natal chefiada pela Fga. Danielle Penna Lima.

Postagem relacionada

HC testa aparelho de surdez invisível

Uma nova tecnologia norte-americana em aparelho de surdez vem sendo testada com sucesso pelo Hospital das Clínicas (HC). Trata-se de um equipamento que permite melhor qualidade de som e, até o momento, é o que há de mais moderno na questão estética, por ser totalmente invisível. A técnica já foi testada em dez pacientes no […]

Faculdade de Medicina da USP tem presença importante no Congresso Europeu de Otorrinolaringologia realizado em Barcelona no início de julho.

Os professores Ricardo Bento e Richard Voegels convidados para palestras, sobre colesteatoma, paralisia facial, proteses auditivas implantáveis, e complicações de rinosinusites. A Dra. Anna Carolina Fonseca do grupo de otologia apresentou 3 trabalhos, sobre agenesia de nervo facial, meningite e implante coclear , otosclerose e implante coclear. O prestígio do Serviço de ORL da FMUSP […]